Professora destaca importancia da adoção conciente


Presidente do Grupo de Apoio Adoção Consciente (GAACO), 
professora Hália Pauliv de Souza, fala sobre a importância da adoção.

A professora e escritora Hália Pauliv de Souza, representante do Grupo de Apoio Adoção Consciente (GAACO), participou da sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (23), para se manifestar durante o Grande Expediente sobre a Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes e também para destacar a importância dos debates e palestras que marcam as comemorações do Dia Nacional da Adoção, que acontece nesta sexta-feira (25).

“Adoption (adotar) significa escolher. Não é escolher um filho, é escolher a atitude de adotar e exercitar a maternidade e a paternidade afetiva de forma consciente e responsável”, declarou em seu pronunciamento. Hália participou da sessão a convite do deputado Dr. Batista (PMN), que enalteceu o trabalho desenvolvido pela entidade.

A professora fez ainda uma breve explanação sobre a história do Grupo de Apoio Adoção Consciente, que iniciou as atividades como uma pequena equipe de apoio aos pretendentes à adoção. Segundo Hália, o objetivo do GAACO é orientar, apoiar e contribuir na preparação dos pretendentes à adoção para que exerçam a maternidade/paternidade afetiva de forma feliz e consciente, desejando que crianças e adolescentes tenham o direito de viver numa família. Nos cursos promovidos pela equipe, formada por voluntários de várias áreas, as pessoas interessadas recebem inúmeras informações técnicas, jurídicas, psicológicas e emocionais.
Mãe de duas filhas adotivas, a professora e escritora é autora de vários livros sobre o tema, entre eles “Adoção é Doação”. Nesta publicação ela mostra que a adoção não pode ser um ato meramente impulsivo, alertando para o significado e a importância deste grande gesto.

Mais informações sobre o trabalho do GAACO podem ser obtidas pelo site www.adocaoconsciente.com.br